Para Suporte Técnico Ligue:

(48) 3533-3899 ou (48) 98411-0717


Acesse o suporte remoto rapidamente


Voltar

Dicas e Novidades

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Nacional: o que você precisa saber

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal obrigatório para todas as empresas prestadoras de serviços no Brasil. Ela é emitida de forma eletrônica e substitui a Nota Fiscal de Serviço em papel.

 

Atualmente, cada prefeitura tem autonomia para criar seu próprio layout de NFS-e, com validações e exigências personalizadas. Isso dificulta a gestão das notas fiscais por parte das empresas prestadoras de serviços, que precisam se adaptar às regras de cada município.

 

Para resolver esse problema, a Receita Federal e a Abrasf (Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais) criaram o Projeto NFSe Nacional. O objetivo do projeto é padronizar a NFS-e em todo o território nacional, criando um único layout para o documento fiscal.

 

Com a padronização da NFS-e, as empresas prestadoras de serviços poderão emitir e consultar notas fiscais de maneira padronizada em todo o Brasil. Isso facilitará a gestão das notas fiscais e reduzirá o custo de compliance para as empresas.

 

Vantagens da padronização da NFS-e

 

A padronização da NFS-e traz uma série de vantagens para as empresas prestadoras de serviços, incluindo:

 

Simplificação da gestão de notas fiscais: as empresas não precisarão se adaptar às regras de cada município para emitir e consultar notas fiscais.

 

Redução do custo de compliance: as empresas não precisarão investir em sistemas e softwares diferentes para atender às exigências de cada prefeitura.

 

Melhoria da eficiência fiscal: a padronização da NFS-e facilitará a fiscalização das prefeituras e o recolhimento do ISS.

 

Melhoria da competitividade: as empresas prestadoras de serviços de todo o Brasil terão as mesmas condições para competir no mercado.

 

Previsão de conclusão do projeto

 

A partir de 1º de setembro de 2023, todos os MEI prestadores de serviços do país que prestam serviços para pessoas jurídicas deverão emitir a NFS-e padrão nacional.

 

Os MEI que prestam serviços para pessoas físicas continuam a emitir a NFS-e conforme o layout do município de domicílio do prestador de serviço.

 

Para emitir a NFS-e padrão nacional, os MEI devem acessar os emissores públicos disponibilizados pela Receita Federal e pela Abrasf.

 

Mais informações sobre a padronização da NFS-e para MEI podem ser encontradas no site da Receita Federal.

 


Voltar

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização. Ok Política de Privacidade

Consulta de Documentos Fiscais

* Estão disponíveis apenas os Documentos Fiscais gerados por nossos Sistemas

Nossas Soluções

Gênio

GênioPaf

GênioMob

Comercial

(48) 98477-7665

Suporte Técnico

(48) 3533-3899 ou (48) 98411-0717

Endereço

Av. Nereu Ramos, 525, Sala 101, 1° Andar. Bairro Centro - Sombrio / SC

Siga-nos no Instagram


Política de Privacidade

Copyright 2022 - Todos os direitos reservados - Aldus Sistemas